Abaixo temos alguns exemplos de quais são as fraudes mais comuns para você se informar e entender como elas são aplicadas e assim evitar cair em uma cilada! 1. Engenharia social: quando te pedem para “confirmar” seus dados Empresas legítimas não pedem que você forneça seus dados, principalmente a senha do seu cartão. No máximo é a instituição que deve dizer quais são as suas informações e cabe a você apenas confirmar, mas ainda assim é preciso sempre ter atenção; 2. Fraude amigável: cuidado com quem acessa seu celular Evite emprestar seu cartão para terceiros, muito menos envie fotos do seu cartão para outra pessoa usar. Quem garante que a foto será apagada depois? Então tome cuidado; 3. Boletos falsos: fique de olho nos dados do beneficiário e pagador Verifique sempre os dados do beneficiário e do pagador, pois eles precisam estar corretos para garantir que o boleto é verdadeiro; 4. Lojas que não aceitam cartão de crédito: atenção redobrada Muitas fraudes na internet acontecem justamente por meio de transferências bancárias ou pagamentos por boletos. Desconfie quando a opção de pagamento por meio do cartão de crédito não está disponível; 5. Phishing e smishing: sites e mensagens que “pescam” suas senhas e informações pessoais Evite clicar em links recebidos por e-mail ou mensagens e sempre prefira buscar pelo site digitando o endereço direto no navegador. Quando a oferta é muito tentadora, desconfie sempre, mesmo em datas especiais como a Black Friday; 6. Falsa Central de Atendimento Empresas legítimas não entram em contato para confirmar dados de cartão de crédito. Jamais informe sua senha e seu código de segurança por telefone, e-mail ou mensagem; 7. Golpe do WhatsApp Para evitar que golpes pelo WhatsApp aconteçam, ative a verificação em duas etapas do seu aplicativo. Vá em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas. Assim, uma senha é cadastrada e solicitada periodicamente. Toque aqui para saber mais sobre como evitar fraudes e golpes pela internet. Saiba aqui também como denunciar golpes na internet. |